A Escola Pingo de Gente teve seu início no ano de 1990 em uma garagem, na qual era ofertada o ensino de educação infantil (maternal ao jardim II). O espaço pertencia a residência de Marilene de Castro Silva Gomes, localizada na Avenida São Luiz, 62 no Bairro Dom Constantino( antiga Vila Matias) .
Notava-se que o espaço apresentava uma necessidade de mudança em sua estrutura, física, pois se tornou pequeno para atender a demanda de vagas para o ano seguinte. Então, alicerçada por um ideal, fortalecida por um dedicado trabalho e com o apoio dos que acreditavam na importância da existência de um patrimônio educacional, em 1993 a Escola de 1º grau Pingo de Gente ofertava estudos da Educação Infantil à 2ª série, em prédio próprio, no mesmo bairro, porém situada na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves s/n. No ano de 1994 completava o ensino fundamental ofertando até a 4º série.
Em 11 de outubro de 1995 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas uma portaria de nº857/95 onde a Secretária de Estado de Educação e do Esporte, na época a senhora Eunice Auto da Silva Nono, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no artigo 16 da lei Federal de nº 4.024 lei de Diretrizes e base da Educação Nacional de 20 de Dezembro de 1961 as normas baixadas pelo Conselho Estadual da Educação e o Parecer de numero 124/95 CONSED, constante do Processo numero 26.242/93-SED e 122/95- CONSED resolve:
Art.1º - Conceder autorização para funcionamento da Educação Pré-Escola e o Curso de 1º Grau (1º à 4º série) da Escola de 1º Grau Pingo de Gente, mantida por Sirene de Castro Vasconcelos, com sede na cidade de Penedo, neste Estado.
Art.2º- O período de autorização será de 02 (dois) anos do que estabelece a resolução nº 04/92-CEE.
Art.3º - Validar os estudos anteriores realizados.
Art. 4º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
No ano de 1996 a escola ofertava aos alunos estudos desde a Educação Infantil até a 5º série do ensino fundamental, em 1997 ofertava da educação infantil até a 7º série do ensino fundamental, ano esse o qual a escola foi registrada no cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ) em 24 de Abril de 1997 com seu nº de inscrição 10.831.360/0001-99, com o nome de empresa Marilene de Castro Silva Gomes ME e fantasia Escola de Ensino Fundamental Pingo de Gente. Em 1998 oferta desde Educação Infantil até a 8º série do ensino fundamental.
No ano de 1999 a escola passa somente a oferta os estudos a alunos da educação infantil até a 4º série estendendo-se até o ano de 2006. No ano de 2007 a escola volta a oferta estudos até a 6º série. No ano de 2008 com a nova nomenclatura do ensino fundamental de nove anos a escola passa a ministrar seus estudos em ano e não mais em série ofertando assim da Educação Infantil até 8º ano (7º série) do ensino fundamental.
Hoje com o nome ESCOLA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, situada na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, s/n-Dom Constantino em Penedo –AL. A escola está localizada num bairro bastante populoso, a 3 km do centro da cidade onde existe, posto de saúde, supermercados, padarias, restaurantes, igrejas, escolas, farmácias, várias casas comerciais e residenciais de infra - estrutura e boa conservação. A Escola Pingo de Gente é um estabelecimento privado de referência em qualidade de educação, que busca cada vez mais atender a comunidade num resgate à cidadania com prática pedagógica inovadora, construída por todos os envolvidos no processo educativo da escola, como marco referencial além do conhecimento sistematizado. F
Penedo, cidade na qual esta situada esta instituição é uma cidade histórica, foi um dos três focos do povoamento do território alagoano. Situada a margem esquerda do Rio São Francisco, se preserva majestosa sobre um alto rochedo. Conserva viva um patrimônio histórico e artístico-cultural de valor incomensurável. Suas belíssimas igrejas e monumentos históricos nos reportam ao tempo da colonização do país.
A região é muito rica em artesãos. Predominam as esculturas em madeiras, pedra, calcário, gesso e barro. Encontram-se também grandes variedades de artesanato em couro, palha, fibra e casca de coco, bijuterias, arranjos de flores, pinturas a óleo, artesanato em vidros e arranjos utilizando parafina.
Cidade hospitaleira e pacata, hoje tombada pelo patrimônio histórico nacional, com um potencial turístico relevante, Penedo tem no seu povo ordeiro uma demonstração de receptividade e acolhimento. Verifica-se na atualidade um sopro de progresso bem acentuado. O comercio é ativo e turístico e se apresenta como melhor alternativa, para auferir dividenda a beleza do “Velho Chico”, como é carinhosamente chamado o Rio São Francisco.
A Escola recebe este nome em homenagem a uma criança que estudava na escola, que por ser tão pequena, todos a chamava de pingo de gente, dai surgiu o nome Escola Pingo de Gente.